[Heitor dos Prazeres Filho]
07 de dezembro de 1942
Rio de Janeiro - RJ
“A pintura e a música sempre fizeram parte de minha vida, o meu choro era acompanhado por cavaquinho e violão, meu sorriso provocado pelas cócegas dos pincéis nas palmas de minhas mãos e nas solas dos meus pés”.
Heitorzinho dos Prazeres
Heitor dos Prazeres Filho nasceu da união do mestre Heitor do Prazeres e Nativa Paiva. Heitorzinho seguiu o legado artístico do Pai na música e na pintura.
Quando Heitorzinho nasceu, seu pai compôs a música "A coisa melhorou". Seus versos diziam: "É mais um guerreiro, é mais um carioca, é mais um brasileiro", ao que o filho não negou, envolvendo-se totalmente com o universo popular do Rio de Janeiro.
Na pintura, Heitorzinho registra, como o pai, o cotidiano dos subúrbios cariocas, mas abre-se a novos temas como o desfile das escolas de samba, a prática ilegal de soltar balões, mas que está arraigada na cultura local principalmente por ocasião das festas juninas, o dia-a-dia em comunidades carentes onde crianças jogam bola de gude, músicos tocando em botequins, na rua e em festividades.
Texto: Álvaro Nassaralla
Fonte das imagens: Grupo Sambistas Pintores
Site do Heitorzinho dos Prazeres
Veja Nelson Sargento (Grupo Sambistas Pintores)
Veja Wanderley Caramba (Grupo Sambistas Pintores)
Veja Wanderley Caramba (Grupo Sambistas Pintores)
Veja Sérgio Vidal (Grupo Sambistas Pintores)
Nenhum comentário:
Postar um comentário