segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rogério Fernandes

27/ jun/ 1969 – Piauí
Vive em Belo Horizonte – MG

Rogério Fernandes tem uma obra de personalidade forte.

Lá fora, por exemplo, em Miami, sua arte é chamada de ‘pop naif’, já que o artista tem uma forte inspiração de Andy Warhol, mago da pop art, e também pinta murais urbanos. Por isso, sua obra é um intercruzamento perfeito entre o naif e o grafitti.

Para Fernandes, o importante “é ser feliz com o que faço. Não desmereço as classificações de tipos de arte porque o ser humano precisa desses enquadramentos para compreender melhor o mundo. Além disso, as classificações são definições que ajudam o mercado de arte a vender um artista, uma exposição, etc. Mas pára por aí, porque arte é igual a vinho: você tem de gostar e de sentir”. 



UMA MANHÃ PERFEITA
100 x 70 cm
Cotton paper 650g
tinta gráfica

O HOMEM QUE CHOROU NA NOITE PÚRPURA

70×100cm
Cotton paper 600g
Technique mix

ROGÉRIO FERNANDES E A ARTE
Fonte: www.rogeriofernandes.com.br

"Falar da minha relação com a arte é muito difícil, pois de maneira quase embrionária estou ligada a ela.


Minha família é de origem nordestina e sempre foi muito ligada à arte. Desde criança, cresci entre artesãos do nordeste. Lá, as pessoas fazem arte sem se dar conta do que fazem. Fazem, apenas, por ter de fazer e pronto. Nas feiras de onde se vende de tudo, como a de Caruaru, de Juazeiro e a de Petrolina, nas rendas de Fortaleza, nos crochês do Maranhão, nos cordéis de Pernambuco, tudo é muito religioso, mítico e místico.


A TENTAÇÃO DE CHANEL
150×200cm
Técnica: acrílica
Superfície: tela

Meu trabalho é muito inspirado também no universo das lendas brasileiras dos indíos e escravos negros. Isso, é claro, me foi dado de presente pelos meus pais. E eu, ainda criança, ávido por fantasia e imaginação começava a desenhar os primeiros rabiscos sem saber muito bem pra quê. Cresci assim, cheio de referências e sem saber que as tinha.

Quando me formei designer, parecia que eu tinha me afastado deste universo fantástico, mas, como diz um ditado popular lá do nordeste: “o mundo dá muitas voltas e numa delas eu entro”. Entrei. Entrei com a redescoberta do meu estilo e na paixão pela xilografia nordestina. Revisitei o cordel, com muitas pitadas de realismo fantástico e religiosidade. Aprendi a deixar fluir sem amarras e a incorporar o “erro” ao estilo.

A VISITA DE COCO CHANEL A MARIA BONITA

Formato:76×73cm
Técnica: Sumi-e e acrílica
Superfície: Arches Fine-art 450g acid free

 A partir daí, meu trabalho cresceu em leveza, fantasia e lirismo – um ponto forte da minha obra, como uso desconexo de textos e frases para compor a forma e dar mais força ao resultado final. Em relação à técnica que utilizo, ou técnicas, não tenho compromisso com nenhuma delas, mas somente com o meu estilo. Posso utilizar caneta Bic, pincel atômico, pincel virtual tinta, tinta virtual. Não importa, desde que o resultado seja coerente com que imaginei.

LUPITA PROTETORA

60×90cm
Técnica: Aquarela ecoline
Superfície: arches 300 g
Série de 25 chancelada e assinada
Geralmente, utilizo a serigrafia para a reprodução do trabalho, mas posso muito bem ir para as matrizes xilográficas e, atualmente, ando pesquisando a reprodução em flexografia. A questão da reprodução é quase uma obsessão para mim. Ela é conceitual no meu trabalho. Tanto pode ganhar as paredes, quanto produtos de casa, decoração e moda. Quanto mais reproduzível para mim, melhor, bem democrático, acessível. O que eu quero é produzir, produzir e reproduzir sempre e ser cada vez mais livre. 


  • Especialização em gravura, na Fundação Memória  Gráfica, MG.
  • Estudou gravura na Escola Guignard e UFMG – BH/MG.
  • Especialização em gravura na Central Saint Martin, Londres.

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES COLETIVAS 
  • Exposição Coletiva – Museu Abílio Barreto – BH/MG (2007).
  • Exposição Coletiva abertura Galeria Quina – BH/MG (Maio de 2009).
  • Exposição Coletiva Expo Top 3 – Galeria Mini – BH/MG (Maio de 2008)

BRAZIL, SHOW YOUR FACE!

50×70cm
Técnica: Acrílica, serigráfica e aquarela
Superfície: Arches Fine-art 300g acid free
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 
  • Exposição Anjos e Mulheres – Café com Letras – BH/MG (2007).
  • Exposição Seres Imaginários – Espaço Furnas Cultural – Rio de Janeiro/RJ (2007).
  • Exposição Amor – Galeria Grampo – BH/MG (Agosto de 2008).
  • Exposição Beijos – Shopping Diamond Mall (junho de 2009).
  • Exposição Permanente de Gravuras – Galeria Desvio – BH/MG.
  • Moda Modal – Galeria Senado – Brasília/DF (Março 2010)
  • Pintura do Prédio do Grupo Corpo em comemoração dos 35 anos do grupo BH- MG – Fev/Março 2010

GALERIAS
  • Vermelho – São Paulo – SP

RIO+20

Tela pintada por Rogério Fernandes durante um dia de palestras (16/jun/2012) na Rio+20, Forte de Copacabana.

Interação com o público que deixou mensagens escritas nos espaços em branco da tela.

MUNDO NOVO DE NOVO
Veja a entrevista com o artista e a cobertura do evento AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário