sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Wanderley Caramba





Rio de Janeiro - RJ - 1934

Wanderley caramba, nascido e criado no Morro de São Carlos - RJ, é um dos integrantes do grupo 'Sambistas pintores' (criado em 1984), ao lado de Nelson Sargento, Sérgio Vidal e Heitorzinho dos Prazeres.

De um estilo que as vezes pode parecer fugir do naif, Wanderley recria um universo mítico de um Rio de Janeiro regado a muito samba, bem viver e um toque nostálgico da malandragem de outros tempos.


A carioquice da gema é muito bem traçada na obra de Caramba: o que para os americanos pode ser chamado de 'easy going', para nós é mesmo "de bem com a vida". Seu universo tem pipas, rodas de samba, belas mulatas, partidas de futebol, portas bandeiras de escolas de samba (Mangueira), favelas, o violão no botequim, crianças e suas brincadeiras, sem esquecer da religiosidade de orgiem africana. Todos esses elementos sempre acompanhados com o pano de fundo de uma luz aberta como o são a maioria dos dias no Rio de Janeiro.

Em entrevista para o Jornal Nova Democracia, o sambista-pintor declara:

"— Sou um compositor, criado dentro do universo do morro e do samba, que também nasceu predisposto a desenhar e pintar, amando da mesma forma música e artes plásticas. Costumo me inspirar na minha própria infância e naquilo que fui vendo ao longo da vida para pintar e compor. Sou de uma família de cariocas, de muitas gerações".

Texto: Álvaro Nassaralla














Fonte das fotos: Sambistas Pintores

Bamba no samba e na pintura


Por Rosa Minine


Carioca da gema, como afirma, nascido e criado no Morro de São Carlos, o sambista, compositor e artista plástico, Wanderley Caramba, é um típico 'talento do povo'. Seus sambas-enredos já venceram carnavais e seus quadros retratam bem a boemia carioca, o povo do morro e seu cotidiano, tudo muito colorido. Um dos quatro componentes do grupo 'Sambistas pintores', Caramba faz parte da 'Velha Guarda da Estácio', sendo um exemplo de fidelidade à sua raiz.


Continuação: A Nova Democracia


Entrevista com Wanderley Caramba (Cinema Campinarte) em vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário