quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lu Morgado

[Luciana Morgado Jorge]
São Paulo - SP
Vive em Igarata (SP)
22/01/1977


Lu Morgado tem uma linguagem muito própria sem com isso deixarmos de perceber a grande variedade de influências a que se expõe. A pesquisa e estudo fazem do seu trabalho uma constante busca por soluções e novidades de expressão, o que fica claro em sua busca intensa por representar seus sentimentos e seguir sua intuição.



Começou a desenhar aos 35 anos e, segundo suas próprias palavras, a artista confessa sua entrega total ao mundo da arte naif: "Recentemente, dei um mergulho sem volta nesse universo das artes, mais ainda no universo da ingenuidade, da falta de técnica e excesso de sentimento e intuição..."

Cartões ilustrados pela artista

Das ilustrações com canetinhas sobre papel, Lu Morgado evoluiu para as telas quando foi convidada a expor pelos proprietários do Atol Cultural (Votuporanga - SP) no final de 2012. De lá para cá já foi convidada para exposições na Colômbia, Canadá e Inglaterra.




O contorno pontilhado já faz parte de seu estilo, dando um tom ingênuo e tendo como ponto de partida as histórias infantis. Seus personagens quase sempre tem um só olho como recurso lírico.

Até sua festa junina é recheada de luzes espalhadas pelo espaço, o casal de apaixonados e uma bela fogueira de São João, tudo circundado por amarelo e seu pontilhado (imagem abaixo).



Selecionado pela Festa Junina
do Parque do Ibirapuera 2013

Aliás, essa obra foi selecionada pelo its NOON, site de concursos culturais, onde o Itaú Cultural promoveu o "Como seria a sua festa junina", concurso aberto de imagens, sendo selecionadas 70 ideias / criações para ilustrar e serem projetadas na Festa Junina no Parque Ibirapuera (22/06/13). 




Lu Morgado é uma artista que promete: em pouco mais de um ano fez duas exposições Atol Cultural (Votuporanga / SP) de nov/12 a jan/13 e Memorial UNIFEV (Universidade de Votuporanga) de 20/05/13 a 01/06/13) e obteve uma crítica do conceituado Oscar d' Ambrósio, membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).

Ela, ainda, foi convidada a ilustrar um infantil no projeto Descobrindo Escritores. E isso é só o começo. Lu Morgado disse que quer ganhar o mundo e fazer mais pessoas felizes.


A artista também fez uma homenagem para sua amiga, a escritora Bel Pesce, autora de "A menina do Vale". Lu fez uma tela para a escritora baseada na capa do livro. Veja a imagem abaixo.



Como mesmo se descreve, Lu é "uma sonhadora, empreendedora apaixonada por gente!!!". Sua descoberta não para. Ela pesquisa arte e avança com seu mundo espontâneo.



A Arquiteta e produtora Cultural Yoná Brandão fez a seguinte descrição sobre o trabalho da artista naïf:

Começou a desenhar aos 35 anos, com modelos que parecem terem saído de histórias infantis. O contorno dá o tom, ditando na medida certa toda a personalidade de seus traços. O amarelo e seus "pinguinhos" são os elementos estruturais da obra.

De início, através de recortes dessas figuras, Lu criou um imaginário próprio, onde colagens sobrepostas compunham personagens quase abstratos, e agora, todos passaram a habitar o mesmo plano criando uma inteligente composição de excessos.

A imaginação e as sensações são as asas que Lu utiliza para ir ao mundo das ideias que habitam sua mente. Compartilhar a descoberta desse mundo paralelo é um convite para todos sentirem que podemos viver num mundo bem melhor!





A artista faz referência a coexistência
de todas as raças, religiões e culturas




Por: Alvaro Nassaralla
Fonte: O artista



ABAIXO, DEIXO A ATUALIZAÇÃO QUE FIZ EM 27/10/16, 
COM NOVO MATERIAL ENVIADO PELA ARTISTA:


O Início: A descoberta de um mundo paralelo.

Por Lu Morgado

Tomada por um forte impulso para desenhar, peguei uma folha e uma caneta e fiz o primeiro desenho do que seria a maior descoberta da minha vida! Isso foi em meados de novembro de 2011.

À partir desse, não parei mais. Foram vários desenhos todos muito pequenos de no máximo 15 cm e compartilhei nas redes sociais essa minha descoberta e os amigos gostaram e começaram a me pedir pra fazer desenhos para eles ... 

E então eis que o mundo Naif me é apresentado, com as cores, texturas, detalhes do cotidiano, do imaginário, imagens sem definição acadêmica, apenas intuitiva, simples mas carregadas de emoção, sentimentos desses que só
se encontra no coração. 

E assim foi, fiz uma duas...três tentativas...até que uma parede de 03 metros me apareceu...e ai depois vieram telas, papeis maiores, outras composições e o que era pequeno se juntava numa grande mistura de cores. Fico feliz pois já tenho trabalhos no Canadá, em Nova Iorque, Colômbia, Noruega, Suécia, Nova Zelandia, Campinas, Pará, São Paulo, São José dos Campos, etc...

Eu desejo muito que as pessoas entendam que não existe idade para a arte, não existe limite, não existe vergonha... o que existe são possibilidades, efêmeras ou não... depende de nós querermos eternizá-las. Eu aceitei o presente que o universo me trouxe e sem vergonha de ser feliz e de fazer os outros felizes decidi encarar um mundo mais colorido com papeis, telas, canetas, tintas e pincéis... e assim vou seguindo nesse caminho de um mundo bem melhor e
que todos um dia possam experimentar a grande descoberta de seus mundos paralelos, seja através da dança, da pintura, do desenho, da escrita ... enfim ... seja como for ... o que importa é se permitir ser feliz!!!

Com um mergulho sem volta nesse universo das artes, mais ainda no universo da ingenuidade, da falta de técnica e excesso de sentimento e intuição, eu continuo a minha jornada: a imaginação e as sensações são as asas que utilizo para ir ao mundo das ideias.

Compartilhar a descoberta desse mundo paralelo é um convite para todos sentirem que podemos viver num mundo bem melhor! E assim os acontecimentos vão surgindo...

O Meio: Os Acontecimentos...

•  25/11/12 – Expo: A Descoberta do Meu Mundo Paralelo 
Atol Cultural – Votuporanga.

•  29/05/13 – Expo: A Descoberta do Meu Mundo Paralelo 
Memorial Unifev – Votuporanga.

•  03/06/13 
 Prêmio na plataforma ITSNOON.Net com a escolha de um desenho para ser projetado na festa junina do Parque do Ibirapuera/SP.

• 01/08/13 – Ilustradora do livro do Projeto Descobrindo Escritores de Gabriela Carvalho – Votuporanga.

• 25/09/13 – Expo: Mundo Paralelo 
 DUO  Hotel Urupema – São José dos Campos.

• 18/10/13 
 Prêmio na Plataforma ITSNOON.Net, com exposição no Evento Vortex, no Espaço Rio Verde, Vila Madalena/SP.

• 10/11/13 – Participação no manual artístico para educadores e site da Acrilex e Nova Print papéis.

• 05/02/14 
 Participação no livro e catálogo digital "Os Arteiros" da plataforma digital Itsnoon.net.

• 20/03/14 
 Prêmio na plataforma digital Itsnoon.net., com o desenho " A música da vida".

• 06/04/14 
 Exposição coletiva com os artistas Reynaldo Berto e Marcelo Smile no Espaço Cultural “Seu Gumercindo”  São Paulo/SP. Patrocínios Fast Frame da Oscar Freire/SP e Expresso Itamarati.

• 11/07/14 
 Exposição Coletiva na Over Galeria em São José dos Campos/SP.

• 12/07/14 
 Criação e Identidade visual do evento Feijoada do Zappa de 2014 – Votuporanga/SP.

• 11/07/14 
 Exposição Coletiva na Over Galeria em São José dos Campos/SP.

• 17/08/15 
 Exposição Coletiva no Mercearia São Roque, São Paulo/SP.

• 09/04/16 – Prêmio na plataforma Itsnoon com direito a projeção da obra no Memorial da América Latina/SP no evento CaosArte de 09/04 a 11/04/16.

sem FIM....

Eu continuarei escrevendo a minha história nesse mundo paralelo e desejo que você também escreva a sua.


Clique aqui e veja o álbum com milhares de fotos de seus trabalhos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário