quarta-feira, 2 de outubro de 2013

R.N. Schachter: O Pintor de Santos da Rua Royal (New Orleans)

Santa Terezinha do Menino Jesus
 ou Santa Tereza de Lisieux
Marcador laminado
3 "x 6"


A imagem ao lado é um marcador de livro, laminado, com a Santa Terezinha do Menino Jesus, ou Santa Tereza de Lisieux ou, ainda, 'santinha das rosas'.

Nós, do Instituto Internacional de Arte Naif, estivemos em New Orleans (Estados Unidos) em setembro último, e nos deparamos com o artista R.N. Schachter vendendo telas e sua coleção de marcadores ilustrados com santos católicos. Trouxemos o exemplar ao lado.  

Para quem prefere acreditar em coincidências, quando chegamos ao Brasil fomos conferir o site do artista e lá encontramos todos os santos da série (e são em 180), entretanto, o destaque fica para a santa de nossa devoção. Schachter explica por que:

"O nome de domínio do site, 'Meu pequeno site de santos" (My little Site of Saints), foi inspirado por Santa Teresa de Lisieux, 'A Pequena Flor', que falou de seu 'pequenino caminho' de encontrar o amor nas coisas cotidianas".

O artista ainda diz que este é verdadeiramente um projeto de amor e que tudo começou no verão de 1991.
  
São Benedito

 
São Jorge


  

Tudo começou no verão de 1991

A inspiração pode vir de estranhos caminhos, caminhos antes impossíveis de serem imaginados pelo artista. Apenas quando a ideia se concretiza é que começamos a entender.

Assim aconteceu com o americano R.N. Schachter, como ele mesmo conta em seu site. O artista estava vendendo seus trabalhos nas ruas de New Orleans, mais precisamente na esquina da Royal Street com a Pirates Alley, bem no coração do famoso bairro histórico de French Quarter.


Essa localização o coloca exatamente atrás da Catedral de St. Louis. Foi quando num dia qualquer, vivendo em uma cidade cheia de santos católicos e de outras religiões, uma cidade realmente muito espiritual, ele teve a ideia de pintar séries de ícones católicos.

Schachter continua dizendo que, sendo de origem judia, pouco sabia do assunto. Então, pesquisou na biblioteca municipal e descobriu que existiam correlações entre os santos e as profissões humanas. Dessa forma, passou a pintar e comercializar.

Atrás de cada marcador de livro existe a história do santo, com os milagres realizados, características e data comemorativa.



Ele assina abaixo de seu nome como o "Pintor de Santos da Rua Royal" (The Saint Painter of Royal Street).


Site para compra de santos da coleção:
 
 
Conheça a história da Royal Street.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário