terça-feira, 3 de novembro de 2015

Exposição Rio Naif na UERJ reúne doze artistas


Foi realizada Exposição Rio Naif, na Galeria Cândido Portinari (UERJ) de 7 de novembro a 16 de dezembro de 2015.

Doze artistas participaram da coletiva: Alexandre Rosalino, Ana Camelo, Bárbara Deister, Berenice Barreto (Berenic), Dalvan Silva, Ermelinda de Almeida, Juareis Mendes, Helena Rodrigues, Lourdes Ferraz, Luiz Silveira, Noeli Rocha, Sinésio Brandão. 

Reproduzimos algumas obras expostas e páginas do catálogo da exposição.





A curadora Valéria Aquino abre o catálogo com o seguinte parágrafo:

A exposição Rio Naif traz doze artistas que retratam e vivem a cidade do Rio de Janeiro em sua beleza e dinâmica. Vindos de diferentes regiões do Brasil, fizeram da metrópole carioca local de moradia e inspiração, expressando através da arte, todo o carinho e admiração pelos seus 450 anos".

Na imagem abaixo, Ermelinda junta em uma mesma imagem vários elementos físicos e simbólicos como o bondinho e o morro do Pão de Açúcar, o Corcovado, as praias e as barracas, o calçadão de Copacabana, São Jorge montando seu cavalo e matando o dragão, e o carnaval com uma mulata fantasiada, o rei momo e um sambista, entre outros detalhes.




Dentro de uma temática carioca não poderia faltar a Lapa, bairro boêmio e histórico carioca. Helena Rodrigues destaca os Arcos da Lapa com músicos e populares dançando, sem esquecer do bondinho de Santa Tereza passando no alto.




Um novo destaque é Luiz Silveira que usa de sucatas para fazer suas esculturas urbanas. Nessa exposição participou com a obra "Rocinha" (imagem abaixo). Como mecânico e soldador, o artista produz suas maquetes retratando diversas localidades do Rio de Janeiro como Copacabana, Elevado do Joá e Barra da Tijuca, a Central do Brasil, a Ponte Rio-Niterói e por aí vai. Vive na favela Metrô Mangueira. O portal UOL Notícias fala: "Pelas mãos de Luiz, antigos pedaços de motores e peças encontradas no lixo se transformam em pontes, prédios e cenários típicos cariocas".




O Jornal do Brasil online publicou a reportagem "Olhar Naif na UERJ".





Reportagem e vídeo sobre Luiz Silveira no Portal UOL Notícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário