Bananeiras - PB, 1932. Vive e trabalha em João Pessoa.
Nascido em Bananeiras, brejo da Paraíba, morou muitos anos no Rio de Janeiro, onde começou a pintar, sendo autodidata. No anos 80 voltou para a Paraíba, residindo atualmente em João Pessoa.
Realizou sua primeira exposição em 1966, no XV Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e de lá para cá foram cerca de 90 exposições entre individuais e coletivas em 15 países diferentes, como a Bélgica, Nigéria, Portugal, França, Alemanha e Espanha.

O nome e a biografia de Alexandre Filho são citados em 21 livros que versam sobre as artes plásticas no Brasil e no mundo, a exemplo do Dicionário de Artes Plástica do Brasil- Roberto Pontual (Ed. Civilização Brasileira), Aspectos da Pintura Primitiva Brasileira, de Flávio de Aquino e Geraldo de Andrade (Ed. Spalla - RJ), Dicionário de Pintura Naifs do Mundo (Anatole Jakvsk – Suíça,)Mito e Magia das Cores - Pintura Neo Primitiva (Napoli/Itália), Dicionário de Artes Plásticas do Brasil (José Roberto Teixeira Leite) e Superstock Fine Art Catalog- da Flórida, Estados Unidos – catálogo com grandes artistas mundiais, onde é o único brasileiro citado.
Nos seus 40 anos de carreira [48 anos de pintura em 2012], Alexandre Filho já recebeu diversas premiações. A primeira foi no XV Salão Nacional de Arte Moderna, em 1966, no Rio de Janeiro. No ano de 1995 recebeu o diploma de Honra ao Mérito do Conselho Estadual de Cultura e foi homenageado com Moção de Aplausos da Assembléia Legislativa da Paraíba.
Em 1966 participou do XV Salão Nacional de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, e a partir daí seus quadros passaram a ser difundidos e colecionados em todo o mundo. Segundo o próprio autor, a temática de seus quadros é eclética e universal, apesar de refletir as paisagens e os símbolos ancestrais de sua terra.
Fonte (adaptado de): www.galeriapontes.com.br
BLOG DO ARTISTA ALEXANDRE FILHO: Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário