quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sdondi


[Celia Maria Sadriani Dondi ]

São Paulo - SP, 1953
Vive em Ilha Bela - SP

Especializada na arte em cerâmica e pinturas em tecidos, a artista Sdondi participou de várias mostras no Brasil e no exterior, como a Exposição de Artes de Istambul, na Turquia.


"Chef Bon Apetite" - Série Chefs
Acrílica sobre tela
60 x 120 cm

"Tempo de amar" - Série Mulheres
Acrílica sobre tela
90 x 70 cm



Ateliê Sdondi

No bairro do Pereque encontra-se o Ateliê Sdondi, um aconchegante espaço que esbanja bom gosto e criatividade. Lá são encontrados vasos de flores, almofadas, xícaras com dizeres e letras de música, peças em cerâmica, chaveiros e etc.

Todos esses objetos levam um toque pessoal de Sdondi, a Artista Plástica que montou o ateliê e o sucesso é tanto que suas peças estão espalhadas mundialmente.

Natural de São Paulo mudou-se para Ilhabela faz 12 anos. Sua relação com as Artes é antiga, segundo ela é uma paixão desde que nasceu. Ao observar o espaço é notável a percepção singular da artista que em suas obras registra fragmentos da dia-a-dia como família, viagens, amores, tudo isso com muita dedicação, capricho e amor. Seu passo inicial foi aos 12 anos com a Cerâmica que faz até hoje, uma a uma as peças são queimadas a 600, 700 graus.

As matérias-primas que ela utiliza são os tecidos como seda, algodão, microfibra transformados em painéis de fácil transporte.

Outra característica de seu trabalho são as formas femininas presentes, vasos de flores que representam prosperidade bem como a leveza e o colorido das peças que traz uma sensação de alegria.

Outra técnica utilizada bastante é o batique e as pessoas gostam tanto que quando a reportagem da revista visitou o ateliê Sdondi não tinha nenhuma peça para nos mostrar. São encontradas também cangas pintadas com aquarela de tecido.

Batique:

Método manual de pintura sobre o tecido, originário da Indonésia. Técnica muito antiga chegou à Europa pelos holandeses em suas expedições pelo continente Asiático. O processo consiste em cobrir áreas do tecido a serem trabalhadas com cera ou parafina; imergir o tecido em latões com tintas de cores variadas para o tingimento desejado de acordo com o desenho pretendido; retirar a cera ou parafina com água quente; lavar e passar.

Fonte: ferdblogueira.blogspot.com.br

Espaço Todeschini - Casa Cor


Formação e cursos
 
-  Estudou e formou-se em artes plásticas pela Belas Artes em 1975
 
- Cerâmica e Composição de Interiores na FAAP em 1979
 
- Oficina de Cerâmica Capiolli - 1981
 
- Desenvolvimento do lado direito do cérebro - Studio Klint Art. (SP) - 1982
 
 
 
Exposições:
 
- Hotel Bras Hilton (SP) - 1980
 
- Espaço Cultural - Guarujá (SP) - 1989
 
- Espaço Cultural - Santos (SP) - 1990
 
- Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário - Ilhabela (SP): 2000 / 2001 / 2002 / 2003 / 2004 / 2005 / 2006 (Medalha de Bronze) / 2007 e 2008 (Medalha de ouro) / 2009 / 2010 e 2011 (Honra ao Mérito)
 
 
Estúdio e contato da artista
 
Av. Faria Lima, 115 - Perequê - Ilhabela
Tel: (12) 3896-6001

Um comentário: