sexta-feira, 3 de maio de 2013

Isabela Couto Machado: Uma revelação brasileira do naif no Louvre


Ela é brasileira, mais especificamente mineira, e já tem o seu perfil completo aqui no blog do IIAN . O nome dela é Isabela Couto Machado e vai expor sua arte naïf no Museu do Louvre (www.louvre.fr) de Paris. 

A exposição será nos dias 26 e 27 de outubro de 2013 e é intitulada Art Shopping: Révélateur de talents! (Revelando Talentos). Serão 25 artistas, entre brasileiros, franceses e europeus em geral. A curadoria ficará ao encargo de outra brasileira, Diva Pavesi.

O local do evento em Paris é no Carrousel de Louvre, um espaço que se chama ART SHOPPING que segundo Isabela, "é uma galeria dentro do Louvre que pretende dar destaque a artistas contemporâneos do mundo inteiro".
Obra que será exposta chama-se 'Angel.us', de 100 x 100 cm (imagem abaixo).



"Angel.us"
100 x 100 cm
Acrílica sobre tela

Isabela nos contou que a tela Angel.us representa "a família fugindo de Heródes para o Egito, caso contrário ele mataria todos os meninos que nascessem naquele dia. Então, a cena é a da sagrada família no deserto e um anjão zelando por eles. É como se estivesse ''sob a saia'' do anjo ... sob a proteção do anjo".

Curadoria

A oportunidade para a artista mineira expor no Louvre surgiu através do convite da curadora Diva Pavesi, que é uma brasileira residente há 25 anos na França e presidente da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture: uma Academia que ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção da Cultura Brasileira na França e da Cultura Francesa no Brasil, através das Artes Letras e Cultura. 

Isabela também nos disse: "A Diva Pavesi tem um currículo imenso e importante, e faz um link entre as culturas do Brasil e França. Esse é seu empenho. Um exemplo: esteve lançando um livro de Martinho da Vila por lá".

Isabela está empolgada e ansiosa. Tudo isso porque no dia anterior à exposição, à convite de Diva Pavesi, será condecorada como membro da Divine Academie, num evento em Paris ainda sem definição de data e local.


Bônus

Como bônus dessa postagem, colocamos no ar a obra que Isabela criou e em seguida já foi vendida. Seu nome é 'Ascéndit ad caelo' (100 x 80 cm / acrílica sobre tela) e representa uma "morte bem alegre". A artista fala sobre a tela:

É a morte e ressurreição de Cristo. Fiz baseada em duas frases do CREDO - contudo uso o latim quando escrevo nas telas. Está escrito Ascéndit ad caelo (subiu aos céus) e Tertia die ressurexit (Ressuscitou no terceiro dia). É o espirito santo carregando jesus para o ceu, no bico. Assim como a cegonha nos trás, na fantasia, para nascermos.Há também a cruz, silhuetas de maria com joão ao pé da cruz. E os anjos....vigiando as cenas e fazendo tudo correr bem".


"Ascéndit ad caelo"
100 x 80cm
acrylic canvas

Links das Instituições Francesas:


Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture

Exposição Art Shopping: Révélateur de talents! (Revelando Talentos)


Conheça o perfil completo de Isabela Couto Machado


Texto: Álvaro Nassaralla

Fonte: Entrevista com a artista

Nenhum comentário:

Postar um comentário