quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Heitor dos Prazeres

Rio de Janeiro - RJ
(1898-1966)

Heitor dos Prazeres - Vida e obras (Biografia)


Nascido da família simples do marceneiro e clarinetista da banda da Guarda Nacional, Eduardo Alexandre dos Prazeres, e da costureira Celestina Gonçalves Martins, moradores da Rua Presidente Barroso, no bairro da Cidade Nova (Praça Onze), Heitor dos Prazeres nasceu no dia 23 de setembro de 1898, uma década após a abolição da escravatura.




Em 1937, começou a se projetar como pintor, participando de exposições, sempre incentivado pelos amigos. Começava assim a dupla atividade de sambista e pintor.





Em 1943, Heitor dos Prazeres passa a integrar o elenco da rádio Nacional do Rio de Janeiro e a participar de exposições de pinturas pelo Brasil e o exterior. Uma delas foi a exposição da RAF em benefício das vítimas da 2.a.guerra, na qual apresentou sua tela Festa de São João, indicada pelo amigo e admirador Augusto Rodrigues, também participante da coletiva, que reunia artistas de vários países.


O quadro do mestre Heitor foi adquirido pela então princesa Elizabeth, em Londres. Com isso a fama do pintor cresce e no mesmo ano é convidado a expor individualmente no diretório acadêmico da Escola de Belas Artes, em Belo Horizonte.



“A PRIMEIRA BIENAL DE ARTE MODERNA”, em São Paulo.

Incentivado novamente pelo amigo, jornalista e crítico de artes Carlos Cavalcante, participou da Primeira Bienal de Arte Moderna, com repercussão internacional, que reuniu, em 1951, artistas de várias expressões do Brasil e do mundo, proporcionando uma grande alegria na sua carreira com a contemplação do terceiro prêmio para artistas nacionais através do quadro intitulado Moenda, que até hoje faz parte do acervo do museu.




Adaptado de www.heitordosprazeres.com.br



 

Relação de Exposições Póstumas no Enciclopédia Itaú Cultural

_______________________________________________

Textos Complementares

Samba colorido

Por Natália Pesciotta
Almanaque Brasil de Cultura Popular



Enredo: "HEITOR DOS PRAZERES! CARIOCA DA GEMA - UM ARTISTA DE CORPO E ALMA"


Redação SRZD - 28/07/2008
Ouça "Madureira" (Kaumer Teixeira & Heitor dos Prazeres) -1957











Conheça mais Artistas Naif Clássicos no botão abaixo:



Conheça mais Artistas Naif Contemporâneos no botão abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário