sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ana Maria Dias


Ana Maria Dias nasceu em São Paulo, em 1945. Da infância, passada em Porto Feliz, ela guardou a maioria das cenas que, posteriormente, quando começou a se dedicar à arte, transportou para as suas telas. A histórica cidade Paulista de Porto Feliz foi protagonista da maioria das cenas retratadas em suas telas. Os campos verdes, enriquecidos pela fartura das colheitas de milho, café e trigo, as brincadeiras infantis e as festas populares são interpretadas em cores vibrantes e luminosas.

Pincéis de pelo de marta, tintas importadas do Japão, telas de linha. Ana Maria procura utilizar em seu trabalho material de alta qualidade, o que reflete sua busca obsessiva pelo melhor. Sua pintura delicada e rica em detalhes é de um otimismo contagioso. Nela, homens, mulheres e crianças felizes parecem desfrutar de um mundo harmonioso e sereno.

Embora só tenha feito sua primeira exposição em 1980, no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista, Ana Maria Dias já expunha em coletivas desde 1975, quando mostrou suas pinturas no “Salão de Artes Plásticas de Porto Feliz” e, a seguir, em outras cidades paulistas. A partir de 1982 têm sido freqüentes suas apresentações em galerias de arte dos Estados Unidos, bem como em outros países como França, Suíça, Holanda e principalmente no Brasil.

Sua pintura é toda ela voltada para a evocação dos dias felizes da infância. Ela retrata as velhas e belas fazendas, com seus pomares e seus trabalhadores rurais, a vida doméstica, as brincadeiras infantis, os meios de transporte e principalmente os campos esverdeados circundados pelas montanhas. “As telas de Ana Maria Dias tornam-se elementos documentais da vida sem artifícios dialéticos”, observa o crítico Jorge Anthonio da Silva na apresentação do catálogo de sua individual na Galeria Jacques Ardies, 1993.

Além de ilustrar cartões para diversas entidades brasileiras, seus trabalhos foram enfocados também pela editora Max Fourny nos livros La Cite et les Naïfs e L’Arbre et les Naïfs. Ana Maria Dias vive e trabalha em São Paulo.

Fonte: http://houdelier.com/paginas/pinturas_ana_maria_dias.html

3 comentários:

  1. José Augusto, grata pelo carinho lá no "Arte e Mimos"...
    As artes são minha paixão e arte naif é uma delas adoro as cores e singeleza na paisagem, as riquezas de detalhes e cores...
    Paz e Luz
    Abraço
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça, nossas paixões são coincidentes. Com certeza caminharemos juntos pelas estrada que nos levam ao belo ou até mesmo ao sublime! Vamos nos falando.
      Abraço,
      José Augusto

      Excluir
  2. Recentemente ganhei um quadro com a obra de Ana Maria Dias mas não vejo essa obra em nenhum lugar acho que poucos sabem que ela pintou essa tela que se retrata de uma feira

    ResponderExcluir