segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vanice Ayres Leite

Natural e residente em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, é formada em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG. Vanice exerceu o magistério até o ano de 1977. Em 1983 passou a dedicar-se exclusivamente à arte.

Os seus trabalhos são realizados com tinta nanquim e coloridos com Nanquim colorido e desenhados com tramas, bem urdidas, ordenadas e sugerem rendas produzidas pelas mãos das caprichosas rendeiras do do nordeste do Brasil. As cenas do cotidiano surgem em seus desenho com grande plasticidade e retrata, também, com muita fidelidade o folclore brasileiro.

Em 1993, teve um trabalho selecionado pela Caixa Econômica Federal para ser reproduzido nos bilhetes da Loteria Federal nº 2863-0, emitidos em comemoração ao cinquentenário da morte do Padre Eustáquio.

Em 1989, recebeu o Prêmio pelo melhor Desenho no Salão do Bicentenário da inconfidência Mineira, promovido pelo Departamento de História da PUC Minas. Recentemente (2010), recebeu o I Prêmio FITDECA-MG/BA, na Coletiva A Arte em Campo - Mostra da Copa 2010, promovido pelo SIAPEMG, Centro Cultural Padre Eustáuio, FMC e PBH. Exposição individual no SOFITEL GUARUJÁ JEQUITIMAR em setembro de 2010.

Técnica Utilizada: Desenho a Nanquim sobre papel e colorido com Nanquim colorido o que diferencia o meu trabalho dos demais desenhistas.

Fonte: //siapemg.com.br

EXPOSIÇÕES

Individuais

- 1987 - Espaço Cultural da Minascaixa - Agência Afonso Pena

- 1991 - Espaço Cultural da Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte

Coletivas

Das inúmeras que participou, para que a lista não ficasse muita extensa, destacam-se as seguinte:

- 1988 - Salão do Bicentenário da Inconfidência Mineira - Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica (PUC) - Belo Horizonte (MG)
- 1990 - 3ª Bienal de Arte Mística de Governador Valadares;
- 1992 - Galeria Atrium - Londres - Inglaterra;
- 1993 - "Em Busca do Paraiso Perdido" - Espaço Cultural do Banco Central do Brasil- Belo Horizonte (MG);
- "O Divino na Visão Ingênua" - Mostra itinerante promovida pelo SESC-Piracicaba (SP), que percorreu as seguintes cidades paulistas: Limeira, Itapetininga e Piracicaba;
- 1995 - 2º Salão de Artes Plástica de Ferros (MG);
- 1996 - Bienal Brasileira de Arte Naif - SESC - Piracicaba- São Paulo;
- 1998 - Bienal Brasileira de Arte Naif - SESC - Piracicaba (São Paulo);
- 1999 - "Mostra Itinerante "O Folclore Junino na Visão dos Artistas Naifs"- promovida pelo SESC-Piracicaba (São Paulo);
- 2000 - Grande Exposição de Arte Naif promovida pela Galeria Aliance Française de São Paulo, sob os auspícios do Consulado Geral da França, São Paulo Accueli e Galeria Jacques Ardies;
- 2001 - Galeria Jacques Ardies - São Paulo;


- 2002 - Bienal de Arte Naif de Piracicaba;
- 2002 - Exposiçã coletiva "Si Marié Est Trop belle" -Lourmarin - França;
- 2003 - "Festas Populares" - Espaço Cultura da Telemar - Belo Horizonte (MG);
- 2003 - "Arte Naif" - Galeria Jacques Ardies - São Paulo.

Fonte: www.jrquintaoartenaif.com/pintores/MG/vanicebio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário