Antônio Batista de Souza (Santa Cristina Da Pousa, Província do Minho / Portugal, 10 de outubro de 1925), escultor, pintor e ceramista. Filho do ceramista português Américo Batista de Souza, Poteiro é autodidata. Chegou no Brasil ainda criança. Morou em São Paulo, Minas Gerais e radicou-se em Goiânia.
Ganhou a vida com a fabricação de cerâmica utilitária (de onde surgiu seu sobrenome “artístico” Poteiro), fazendo máscaras e bonecos (estimulado por seu professor Antonio de Melo) e orientado pela pintora e folclorista Regina Lacerda, começou a assinar suas obras.
Depois de algum tempo, seus potes adquiriram condições de autênticas esculturas em cerâmica. Da simplicidade de meros recipientes caseiros, seus trabalhos transformaram-se em objetos complexos e ornamentados, mostrando uma fantástica imaginação e excelente domínio da técnica.
Incentivado por Siron Franco e Cléber Gouvêia começou a pintar e transportou os elementos usados em suas peças de cerâmica para a tela.
Por ter participado de um grande número de exposições internacionais, é um dos mais conhecidos e apreciados artistas brasileiros no exterior.
Vem realizando, desde 1976, exposições individuais e coletivas por todo o Brasil e por inúmeros países.
Leitor assíduo das Sagradas Escrituras e da História em geral, Poteiro é um verdadeiro criador de mundos e sonhos.
Atualmente Antônio Poteiro mora em Goiânia (Goiás), onde localiza-se seu ateliê, ou melhor, seu mundo-de-idéias.
Fonte: www.pinturabrasileira.com
Fonte:
http://ceramica-da-ivhe.blogspot.com
Mais informações: www.antoniopoteiro.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário