terça-feira, 17 de novembro de 2015

Quadro de Elisa Silveira representa o Naif em exposição no MAR



A exposição "Tarsila e Mulheres Modernas no Rio", em cartaz no MAR (Museu de Arte do Rio) até 22 de novembro (domingo que vem), traz um quadro da artista Elisa Silveira como representante da arte naif.

A exposição mostra a influência fundamental das mulheres na constituição da sociedade carioca do período compreendido entre o fim do século XIX e o término da Segunda Grande Guerra, trazendo 200 peças (pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, esculturas, instalações, documentos, material audiovisual e objetos pessoais).

São inúmeras mulheres em diversas áreas de atuação como pintura, escultura, fotografia, literatura, música, religião, política etc.

No tocante às pinturas, estão expostas 25 telas de Tarsila e outros grandes nomes como Djanira, Anita Malfatti, Lygia Clark, Lygia Pape, entre outras.

Destacamos aqui o quadro de Elisa Martins da Silveira, tia do meu parceiro aqui no Projeto do IIAN, José Augusto Silveira. A obra pertence a coleção do próprio museu, o MAR, e é intitulada como "Brincadeira de criança". O próprio José Augusto me confessou que não conhecia a obra pois é datada de 1953, um ano antes de seu nascimento!

 Elisa Martins da Silveira
"Brincadeira de criança", 1953

Col. MAR


Também havia quadros da naif Rosina Becker do Vale.

Ambas as artistas naifs estão resenhadas aqui no blog.

O link da exposição está Tarsila e Mulheres Modernas no Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário