sexta-feira, 8 de março de 2013

Exposição "Naifs Brasileiros de Hoje" no centro do Rio de Janeiro






Estive, ontem, cobrindo a abertura da exposição "Naifs Brasileiros de Hoje", no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho (RJ).
 
A mostra conta com a produção de seis artistas sediados no Rio de Janeiro:  Ana Camelo, Berenic, Dalvan S. Filho, Ermelinda, Helena Coelho e Helena C. Rodrigues
 
Posso dizer que é uma alegria ver artistas naïfs dessa qualidade atuando em nossa cidade, pintando não só o Rio de Janeiro como também, em alguns casos, suas terras natais!


Ainda, no caso da pintora Berenic, deixando bem claro que a brasilidade está na arte popular, na nossa cultura plural e na exuberânica e riqueza de nossa natureza (imagem abaixo).




Berenic
 

Ana Camelo traz um belo mosaico de formas arrendodadas com paisagens do Rio de Janeiro, mescladas com traços de nossa cultura e habitações populares, cercado por nossa fauna e flora. Uma rica síntese do que é ser carioca e ter orgulho disso.




Ana Camelo



A reconhecida Ermelinda de Almeida traz várias de nossas lendas e festas afro-cristãs como a do "Negrinho do pastoreio" (abaixo) , a "Mula sem cabeça", o "Boto cor de rosa", o "Bumba meu boi".




Ermelinda de Almeida
"Negrinho do pastoreio"
46 x 38 cm
Acrílica sobre tela




Ermelinda de Almeida
 
Helena Coelho dá o recado para o homem com sua obra "Os caçadores e a grande presa". Nela, vários animais são caçados e estão enjaulados, só que enjaulado também e de cabeça para baixo, está o homem.



Helena Coelho
"Os caçadores e a grande presa"
40 x 50 cm
Óleo sobre tela
 
Helena C. Rodrigues traz um belíssimo São Jorge com o Pão de açucar ao fundo, tudo bem iluminado pelo prata da lua cheia (abaixo).

Helena C. Rodrigues

 

Helena C. Rodrigues

 
Dalvan S. Filho gosta de pintar cenas cotidianas de multidões e de partidas de futebol. também é um excelente pintor de prédios históricos, mas deixo essa paisagem que retrata várias passagens bíblics reunidas.

 

Dalvan S. Filho
 

 
Vale a pena conferir!
 
Texto e fotos: Álvaro Nassaralla
 
 
Serviço:

Centro cultural do Tribunal Regional do Trabalho

Av. Pres. Antônio Carlos, 251, Térreo - Centro - Rio de Janeiro

07 de março a 01 de abril/2013
Seg. a sexta das 10 às 17h.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário