terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ivanilde Gallo: Oficinas de arte natural com materiais que a natureza descarta

 

 
Ivanilde Gallo
Quadro feito com sementes e galhos secos
 

Ivanilde Gallo é uma artista ecologicamente correta enquanto faz sua arte. Ele se vale de materiais que a natureza descarta para compor suas exuberantes criações.

Ivanilde Gallo
Tucano de pinha


Já fizemos um post com o perfil completo de Gallo e agora temos o prazer de apresentar seu trabalho de oficinas de arte natural, onde ela pode espalhar a mensagem ambiental e de como podemos cada vez mais ser ecologicamente responsáveis em nossas vidas.


Oficina com pássaros e sementes
Sesc / Teresópolis


Mas sua mensagem vai mais adiante. Ivanilde leva
para os mais diversos públicos - desde crianças à melhor idade - a ideia da arte como algo que pode estar presente em nosso dia-a-dia e, também, de poder ver a natureza como sábia provedora de vida e materiais.

Sua parceria com o Sesc, que proporciona oficinas naturais a diversas escolas da região de Teresópolis (RJ), começou quando a artista gravou todo o seu trabalho num DVD e levou até a recepção. Ivanilde foi imediatamente dirigida para a secretária e na mesma hora já foram agendadas três oficinas na Semana de Museus. Elas foram realizadas no Museu Histórico José Francisco Lippi, conforme mostram a imagem abaixo.



Oficina de pássaros feita com
pinha na semana de museus
Museu José Francisco Lippi
Teresópolis - RJ


Ivanilde nos disse que está trabalhando em parceria com o Sesc na área de reciclagem com a Eco-Escola e Meio Ambiente.

A seguir, vemos mais imagens da parceria entre a artista e o Sesc-Rio.


Cascas de sementes
Oficina de arte natural em escolas,
parceria com o Sesc Rio
http://www.sescrio.org.br/unidades/sesc-teresopolis



 


 



 


O trabalho de Ivanilde também tem a função de despertar (ou aguçar) o senso estético nas crianças. Segundo suas próprias palavras, ela conta que não teve essa oportunidade quando criança:

"Primeiro porque no lugar em que fui criada, ninguém falava de arte. Mas parece que eu já tinha a arte no meu DNA, pois quando a professora passava uma matéria para mim, eu desenhava o que lia por mais estranho que pudesse me parecer naquela época".


Além da escolas, suas oficinas já chegaram nos famosos e acolhedores hotéis da região. Por exemplo, as imagens abaixo são de uma oficina no Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis.



Oficina de arte natural com cascas de
sementes, sementes e madeira reciclada




Folha de bambu usada como tela


 
Folhas de bambu elaboradas pela artista
para os alunos pintarem
 
 
 
Acrílica sobre folha de bambu
 

Com toda a sua dedicação à arte, Ivanilde conta que seu maior trabalho é reunir materiais para oficinas e que aproveita as férias escolares para armazenar matéria-prima, ou seja, o que é descartado pela natureza.

Agradecemos a confiança da artista em nos ceder material e testemunhal de como nosso post anterior lhe trouxe novas conquistas. Ivanilde Gallo nos disse conseguiu portas abertas nas páginas internacionais de arte naif, convite para exposições na Itália e em São Paulo, convites para fazer oficinas de arte natural em empresas, convite para o Museu do Futuro (Eco Museu - Som - Imagem - Conhecimento).



Texto e postagem: Álvaro Nassaralla
alvaronassaralla@gmail.com



Conheça o perfil completo da artista clicando no botão:




Conheça mais de 130 artistas naifs contemporâneos:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário