sexta-feira, 2 de agosto de 2013

j. Araujo: um campeão em reproduções de sua arte em publicações

Observatório Nacional - 185 anos
Rio de Janeiro (RJ)
 
A arte naif de J. Araújo ultrapassa as fronteiras das galerias e feiras, indo desaguar beneficamente no mundo da educação, de publicações de livros, capas de revistas internacionais e representando a cidade do Rio de Janeiro quanto a homenagens que a cidade recebe.

A imagem acima que abre essa postagem é a escolha da obra de Araújo que ilustra a cidade do Rio de Janeiro com destaque para o Observatório Nacional. A escolha em questão refere-se a comemoração de 185 anos do Observatório.

Saiba mais sobre o Observatório no Wikipédia.


J. Araújo
Pintura escolhida pela revista FORBES para ilustrar 
o título que o rio recebeu de Cidade mais feliz do mundo


J. Araújo também conta com o privilégio de ter uma de suas telas escolhidas para ilustrar o título recebido pelo Rio de Janeiro como a "Cidade mais feliz do mundo". A pesquisa foi feita pelo instituto de pesquisa de mercado GfK Custom Research North América e divulgada pela revista Forbes, a qual escolheu a tela acima para ilustrar. 

O jornal O Globo, citando a revista Forbes, diz o seguinte: "Desde que Fred Astaire e Ginger Rogers apareceram no filme 'Voando para o Rio' (Flying Down to Rio), em 1933, o mundo ficou fascinado com o Rio de Janeiro".

A reportagem do jornal carioca sobre a pesquisa é intitulada como "Rio de Janeiro é a cidade mais feliz do mundo, segundo ranking da 'Forbes' ".


A reportagem original, em inglês, chama-se "As cidades mais felizes do mundo" (The World's Happiest Cities).  


Outra tela do pintor baiano e radicado no Rio serviu para ilustrar a capa do livro 'Antologia teatral', de Wander Lourenço (Doutor em letras pela UFF, escritor e professor universitário). A editora é a Macabéa (abaixo).



Antologia teatral, de Wander Lourenço,
Editora Macabéa

Além disso, a arte de Araújo funciona muito bem para ilustrar materiais didáticos e fortalecer o aprendizado dos alunos através de representações pictóricas da realidade que se quer destacar.

 
Apostila curso GPI  - módulo 5

 
Apostila do curso GPI - Módulo 6

 
 

 
Por fim, atravessando continentes, uma tela do pintor também ilustrou a capa da revista russa de decoração, Interni, provando facilmente que a imagem popular, criada com sensibilidade e alma, transcende alfabetos, línguas e culturas.
 

Ilustração de J. Araújo na capa da
revista Russa Interni de decoração e design

 


SERVIÇO
 
Observatório Nacional

Rua General José Cristino, 77 - São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ - Brasil CEP: 20921-400
 
 
Texto: Álvaro Nassaralla
 
 
Perfil completo com vários links para posts relacionados ao pintor: http://artenaifrio.blogspot.com.br/2012/05/jaraujo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário