terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dulce Martins

[Dulce Maria Martins de Souza Pereira]  

Santos – SP – 1957


Como uma parte significativa dos pintores Naifs, Dulce Martins começou a pintar tardiamente, apaixonando-se por este estilo de arte.

Descrevendo-se, a artista diz: "Minha técnica é óleo sobre tela e geralmente pinto lembranças vividas, ou mesmo sobre a fauna e temas folclóricos".

 

Dulce passeia pelos temas tradicionais da arte naif, trabalhando bem com o equilíbrio e distribuição de imagens e cores no espaço da tela. 

Por exemplo, no belo "Luar" (imagem abaixo), ela retrata uma cena cotidiana de pessoas se entretendo sob a noite de lua cheia, onde as folhagens meio a meio vermelho e brancas "funcionam" quase como uma cortina de transparência para o céu da noite clara ao fundo.




"Luar"
30 x 40 cm
óleo sobre tela


Seu mundo artístico está nas fogueiras de São João, pequiniques, passeios de barco em meio a uma exuberante natureza, e demais cenas cotidianas da vida no interior.

Sem dúvida, Dulce Martins é uma artista que promete ainda muito mais pelo pouco tempo de trabalho, já contando com a quantidade e qualidade produzida.
 
"A Costureira"
40 x 60 cm
óleo sobre tela




EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2011 - Participação da I Exposição de Artes, Óleo sobre tela no período de 21 a 29 de julho de 201 Na" Estação da Cidadania e Cultura de Santos"


2011 - Participação pela NACLIP "Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista, da Exposição Coletiva do XII Salão de Novos Talentos, Santos/SP no período de 20 a 30 de outubro na Galeria de Arte "Patrícia Galvão" sendo premiada com a medalha de Menção Honrosa.


2011 - Participação pela NACLIP "Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista da" I Exposição Coletiva de Arte Moderna", no período de 17 a 28 de novembro na Galeria de Arte, "Nelson Penteado de Andrade" em Santos/SP


2012 - Participação pela NACLIP "Núcleo de Arte e Cultura do Litoral Paulista" do "XII do Salão em Homenagem a Mulher" no período de 06 a 19 de março de 2012, na "Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade" em Santos/SP


2012 – 2ª. Edição do Concurso Cultural Beneficente “Pintando o Centro Histórico de Santos Rotary Club de Santos


"Inspirado em Seraphine de Senlis"
22 x 40 cm



EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS 

2012 - Participação em 06 julho da Inauguração da “VILA DO TEATRO DE SANTOS” como convidada para exposição individual de ARTE NAIF


2012 -Participação em 18 de julho na “FEIRA MÍSTICA CIGANA” no COLÉGIO LEÃO XIII, em Santos como expositora de ARTE NAIF 


Faz parte do acervo do MIAN – Museu Internacional de Arte Naif do Brasil 



 


 
Fotos cedidas pela artista Dulce Martins

Por Álvaro Nassaralla


Conheça mais de 110 artistas naifs contemporâneos clicando no botão abaixo:




2 comentários: