quarta-feira, 6 de junho de 2012

Paulina Elzirik

[Paulina Laks Eizirik]


Varsóvia - Polônia - 1921 / Brasileira naturalizada
Vive em Porto Alegre - RS

Fone/Fax: 0055-51-3221.4941




Frequenta Oficinas do Atelier Livre-SMC-Porto Alegre/RS


Desenvolveu boa parte de sua formação artística no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, realizando vários cursos, como o de litografia com Danúbio Gonçalves.


Com o artista Fernando Baril, aprendeu técnicas pictóricas.

Com mais de duas dezenas de exposições individuais e setenta coletivas obteve várias premiações, destacando-se o 1º Prêmio no I Salão de Arte Petrobrás (Medalha de Ouro), em1988.


Dez anos mais tarde, recebeu o Prêmio Comenda Pedro Weingartner pelo conjunto de sua obra, Porto Alegre/RS.






Paulina tem obras em acervos de Museus brasileiros e estrangeiros, entre eles o importante Museu Internacional de Arte Naif do Rio de Janeiro, o Museu de Artes do RS e o Brazilian American Cultural Institute (BACI), de Washington/USA.

Em 2001 lançou o livro "Trajetória de uma artista", patrocinado pela FUMPROARTE, da Secretaria de Cultura de Porto Alegre/RS.


Fonte: http://www.itaucultural.org.br/




Críticas 

"Sua característica naif, por ocasiões testadas ante modelos vivos, não limitaria sua pluralidade formal, bastante avessa ao naturalismo. Caminhou com personalidade e intransigência. Suas mulheres despidas não encarnam apenas pintadas mulheres nuas (...) Descontraídas, distorcidas, elegem ao espaço bidimensional com investidas soluções pictóricas saborosamente ingênuas e puras


(...) Em sua temática "raízes", embora figurem os Menorá, os rolos da Torá, a Estrela de David, os Talit, etc. , não pretendem misticismo. Mensagem lúdica sim. Pelo esplêndido, singelo e afetuoso registro popular do gueto europeu. Intrínsecos primórdios de sua infância na cidade de Varsóvia. Motivos que não se restringem a postulações folclóricas, porque a representatividade de seus personagens abraça causa mais sutil do que documentação de trajes e costumes".


Danúbio Gonçalves

Fonte:http://to.plugin.com.br/nucleogravurars/paulina-elzirik.htm







 







Nenhum comentário:

Postar um comentário