quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ronaldo Mendes


Ronaldo Mendes faz arte como quem nunca deixou a infância. Suas telas trazem o universo da criança que foi e ainda é.

Um universo de sonho, luz e cores, onde anjos, gatos, santos, animais, Nossa Senhora, parecem estar todos ligados a uma raiz, a uma grande festa de aniversário da qual mais gostamos quando éramos criança. 

Orgulha-se de ser chamado de artista naif.



Biografia



"Quem nasce artista, vive e morre artista mesmo que não exerça a sua arte no aspecto fisico.

A cada momento, a cada árvore, em cada casario que se vê tranforma-se um quadro, até que um dia a necessidade de se expressar se torna maior que outras necessidades e então nos tornamos artistas e aí sentimos o tempo que perdemos tentando ser como os normais ou anormais, a diferença não importa: o que importa é que hoje eu me encontrei e sou um artista".



Ronaldo Mendes nasceu em Belo Horizonte - MG. Foi um aluno bom em todas as matérias tendo se destacado nas aulas de arte que eram sem dúvida as que mais gostava.

Logo na adolescência fez curso de desenho com Frederico Bracher, abandonou o curso voltando seu interesse para o esporte ao qual se dedicou com afinco, chegando a nível profissional, porém nunca abandonando seu amor pela arte.


Durante sua juventude trabalhou como desenhista arquitetônico, arte finalista, criou estampas para roupas, até que montou sua própria estamparia e foi lá que aprendeu muito sobre os segredos das cores.


Somente aos 30 anos resolveu dedicar-se inteiramente à pintura. Começava aí seus estudos em livros, revistas e galerias, observando obras de outros artistas.

Nunca quis fazer cursos de pintura pois já estava definida uma linha de trabalho e já estava criado o seu próprio estilo com cenas do interior de Minas, da infância e muitas vezes de um tempo que não volta mais.




Hoje, Ronaldo Mendes orgulha-se em se considerar um artista autodidata.





 


















Fonte - Site do artista: http://artistaronaldomendes.webs.com/curriculo.htm


Ronaldo Mendes, um mestre em leituras e releituras: do Clássico ao Naif


Ronaldo Mendes homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer


3 comentários:

  1. A definição temática de estilo e de cores fazem com que as obras de Ronaldo Mendes se destaquem dentre seus pares. Seu primitivismo histórico retrata um mundo de vida , forma, imagens e memórias que nos transportam para uma infância feliz. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse seu pequeno curriculum vitae....sabemos que vc ja fez e fa muito mais, mas ficou bacana, simples, objetivo, claro e direto.
    Gosto muito do que faz, como faz e porque faz!
    Acho que eu seria mais feliz nas artes se fosse uma pintora naif e nao ficasse tao presa aos conceitos e normas ditados por uma faculdade de arte academica como a que frequentei, mas tb tirei alguma vantagens disso!
    Estou sempre descobrindo mais uma dificuldade cada vez que tento tomar outros caminhos... e nao consigo criar coragem para ousar mais.
    Estou em uma fase dessas agora!
    Vixe, isso aqui acabou virando confessionario...kkk

    ResponderExcluir
  3. A apropriação do universo artístico, a tranquilidade de brincar e usar as cores, o despojamento e a maturidade nos trabalhos, apesar do orgulho do Artista em se intitular Naif, na minha humilde avaliação há muito tempo tornou se um trabalho solo extremamente forte e interessante.

    ResponderExcluir